150 ANOS DE SANTOS DUMONT

II COMAR entrega Medalha Santos Dumont à Governadora de Pernambuco

Comenda faz parte das comemorações alusivas aos 150 anos do Pai da Aviação
Publicada em: 08/08/2023 18:00
Imprimir
Fonte: II COMAR, por Tenente Felipe Bueno
Edição: Agência Força Aérea

O Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR) realizou, no dia 03/08, uma visita à sede do Governo do Estado de Pernambuco, no Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife (PE). Na ocasião, o Comandante do II COMAR, Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho, foi recebido pela Governadora do Estado, Raquel Teixeira Lyra Lucena, que foi agraciada pelo Comando da Aeronáutica (COMAER) com a Medalha Mérito Santos Dumont. A comenda é tradicionalmente imposta em 20/07, no aniversário de Alberto Santos Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira, porém, durante o período, a Governadora estava em viagem a serviço do cargo.

A solenidade em gabinete contou ainda com a presença dos Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeito das Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) sediadas na capital pernambucana; do Secretário-Chefe da Casa Militar do Governo de Pernambuco, Coronel da Policial Militar Hercílio da Fonseca Mamede; do Subcomandante do II COMAR, Coronel Aviador Luiz Henrique Velasco Braga; e do Assessor de Relações Institucionais do II COMAR, Coronel Aviador João Maurício Marques Magalhães.

“Agradeço a visita e a homenagem. Não pude estar no dia da cerimônia, mas receber a comenda é motivo de muito orgulho. Essa aproximação é muito necessária no âmbito estadual. Precisamos da participação da esfera militar. Coloco-me à disposição para promover mais encontros como esse, juntarmos forças e discutirmos questões para trabalhar em sintonia pela população”, agradeceu a Governadora Raquel Lyra.

“A senhora falou da importância dessa aproximação e é por isso que entendemos como bastante relevante a entrega dessa comenda, por isso nos fizemos presentes com todos os Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeito da Guarnição. Fizemos questão de vir aqui e mostrar que estamos à disposição para trabalhar em coordenação com os órgãos da esfera estadual”, afirmou o Major-Brigadeiro do Ar Campos.

Comemorações

Além da entrega da Medalha à Governadora, Pernambuco também celebrou os 150 anos do Pai da Aviação em outros eventos ao longo dos últimos meses. A tradicional solenidade militar foi celebrada no dia 20, no II COMAR, que, em seu Centro de Memória, realizou um ciclo de palestras para estudantes das redes pública e privada de Instituições de Ensino sediadas no Recife. A Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF) também arrecadou e entregou 180 cestas básicas a duas Instituições beneficentes, localizadas na Região Metropolitana da capital. Além disso, entre os dias 20 e 22/07, as Organizações Militares da FAB, sediadas em Pernambuco, exibiram ao público suas ações e história com uma exposição estática realizada no Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes (PE).

Medalha Mérito Santos Dumont

A Medalha Mérito Santos Dumont foi instituída na Aeronáutica pelo Decreto Nº 39.905, de 5 de setembro de 1956, em homenagem ao Pai da Aviação. A comenda é concedida a militares da Força Aérea Brasileira (FAB) que se destacaram no exercício de sua profissão, a militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras que se tornaram credores de homenagens especiais da FAB e aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica.

Fotos: Tenente Felipe Bueno / II COMAR